Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.cesupa.br:8080/jspui/handle/prefix/473
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRodarte, Lídia Karolina de Sousa-
dc.creatorCosta, Helena Nogueira Klautau-
dc.date.accessioned2024-05-29T18:13:34Z-
dc.date.available2024-05-29T18:13:34Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCOSTA, Helena Nogueira Klautau. O crime que envolve: análise das narrativas True Crime em plataformas digitais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) – Centro Universitário do Estado do Pará, Belém, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.cesupa.br:8080/jspui/handle/prefix/473-
dc.description.abstractThis study analyzed the five most-listened-to episodes of the Modus Operandi podcast and the five most-watched videos of the Quinta Misteriosa YouTube board, relating them based on an understanding of True Crime as a particular narrative genre that, within the formats of digital platforms, has unique and engaging characteristics for its audience. With this, we aimed to understand how these narrative structures are organized, in their differences and similarities, to meet the specific demands of these routine content consumers. The results were obtained using the methodologies of content analysis and pragmatic analysis of the narrative. We found that there is a preference for narratives with a linear structure and for crimes that took place in recent decades, while there is equal interest in understanding both the criminals and their victims. We also found that the use of meaning effects is a fundamental aspect of consumer confidence in the story, resulting in personal styles of factual storytelling based on structures defined according to the consumer rituals most in line with the style of each platform.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo analisa os cinco episódios mais escutados do podcast “Modus Operandi” e os cinco vídeos mais assistidos do quadro Quinta Misteriosa no canal do youtube de Jaqueline Guerreiro, relacionando-os a partir da compreensão do True Crime enquanto um gênero narrativo particular que, dentro dos formatos das plataformas digitais, apresenta características únicas e envolventes ao público. Com isso, objetivamos compreender como se organizam essas estruturas narrativas, em suas diferenças e similaridades, de forma a atender às demandas específicas de produção do conteúdo. Os resultados foram obtidos a partir das metodologias de análise de conteúdo e análise pragmática da narrativa, constatando que há preferência por narrações de estrutura linear e por crimes ocorridos em décadas recentes, enquanto o interesse se iguala na compreensão focada tanto nos criminosos quanto em suas vítimas. Constatamos, também, que a utilização de efeitos de sentido compõe um aspecto fundamental na confiança dos consumidores com o fato narrado, resultando em estilos pessoais de narrações factuais apoiadas nas estruturas definidas de acordo com os rituais de consumo mais condizentes ao estilo de cada plataforma.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Paolla Cristine Monteiro Novais (paolla.novais@func.cesupa.br) on 2024-05-29T13:34:48Z No. of bitstreams: 2 TC - Helena Costa.pdf: 6151197 bytes, checksum: 73ce19515f63f36499b2ecf152fe4b75 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marineide Vasconcellos (marineide.vasconcellos@cesupa.br) on 2024-05-29T18:13:34Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TC - Helena Costa.pdf: 6151197 bytes, checksum: 73ce19515f63f36499b2ecf152fe4b75 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-29T18:13:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TC - Helena Costa.pdf: 6151197 bytes, checksum: 73ce19515f63f36499b2ecf152fe4b75 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro Universitário do Estado do Parápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCESUPApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPodcastpt_BR
dc.subjectPlataforma digitalpt_BR
dc.subjectTrue Crimept_BR
dc.subjectCrimespt_BR
dc.subjectAnálise pragmática da narrativapt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectStreamingpt_BR
dc.subjectEntretenimentopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleO crime que envolve: análise das narrativas True Crime em plataformas digitaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3432070261007298pt_BR
dc.publisher.graduation-courseBacharelado em Comunicação Social – Publicidade e Propagandapt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TC - Helena Costa.pdf6.01 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons