Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.cesupa.br:8080/jspui/handle/prefix/454
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCereja, Fabíola Alves-
dc.contributor.referee1Araújo, Tatiana Maíra Thomaz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8988298591920318pt_BR
dc.contributor.referee2Fonseca, Gustavo Uliana-
dc.creatorSilveira, Amanda de Souza-
dc.creatorGonçalves, Luidy Campos-
dc.creatorCavalcante Filho, Mário Cardoso-
dc.creatorMelo, Sérgio Gabriel Barra-
dc.date.accessioned2024-05-29T18:08:45Z-
dc.date.available2024-05-29T18:08:45Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Amanda de Souza; GONÇALVES, Luidy Campos; CAVALCANTE FILHO, Mário Cardoso; MELO, Sérgio Gabriel Barra. Plano de negócios: viabilidade econômica da expansão interna da loja Guajará Materiais de Construção. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Centro Universitário do Estado do Pará, Belém, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.cesupa.br:8080/jspui/handle/prefix/454-
dc.description.abstractIn the current construction materials market, substantial growth is evident. According to na article by Valor Econômico, the retail sector of construction materials increased its revenue in 2022. Based on estimates from the Brazilian Institute of Economics (IBRE) of FGV in partnership with the National Association of Construction Material Retailers (Anamaco), the sector generated approximately R$ 207 billion in 2022, showing a 2.5% growth compared to 2021. For 2023, the organization anticipates a revenue growth ranging from 1% to 3%. This business plan provides a comprehensive overview, addressing the objective of assessing the economic feasibility of the internal expansion of Guajará Construction Materials store, along with its justification and key points. Moreover, the Market Analysis section provides detailed insights into the construction materials market in the Guajará store's region, covering competition, customer profiles, consumption trends, and growth opportunities. This includes SWOT analysis and Porter's five forces analysis. Additionally, the Marketing Plan outlines strategies to enhance visibility, attract and retain customers, encompassing communication, promotion, pricing, distribution, objectives, target audience, positioning, marketing mix, and the action plan for these strategies. Similarly, the Operational Plan section offers strategies to optimize internal processes, increase operational efficiency, and reduce costs, involving inventory management, purchasing, store layout, and personnel management. Consequently, the Financial Plan projects finances for four years, including revenue, costs, expenses, investments, cash flow, profitability indicators, and financial viability analysis. It covers financial goals, sales projections, required investments, and the analysis of financial feasibility. Finally, the Business Plan Evaluation section highlights conclusions, measures indicators, and provides a verdict on the economic viability of the internal expansion of Guajará Construction Materials store.pt_BR
dc.description.resumoNo mercado de materiais de construção atual, é possível observar seu crescimento de forma nítida, segundo matéria publicada pelo Valor Econômico o setor de varejo de material de construção elevou o seu faturamento em 2022, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da FGV em parceria com Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Construção (Anamaco), o setor faturou cerca de R$ 207 bilhões em 2022, com um crescimento de 2,5% em relação a 2021, para 2023 a entidade projeta um crescimento de 1% a 3% no faturamento. Desse modo, este plano de negócios, oferece uma visão abrangente, abordando o objetivo de verificar a viabilização econômica da expansão interna da loja Guajará Materiais de Construção, a sua justificativa e seus pontos-chaves. Adicionalmente, na Análise de Mercado há detalhes minuciosos do mercado de materiais de construção na região da loja Guajará, abrangendo concorrência, perfil dos clientes, tendências de consumo e oportunidades de crescimento, com análises de SWOT e das cinco forças de Porter. Além disso, o Plano de Marketing delineia estratégias para aumentar a visibilidade, atrair e fidelizar clientes, cobrindo comunicação, promoção, precificação, distribuição, objetivos, público-alvo, posicionamento, o mix de marketing e o plano de ação para suas estratégias. Do mesmo modo, a seção de Plano Operacional oferece estratégias para otimizar processos internos, aumentar a eficiência operacional e reduzir custos, com ações em gestão de estoques, compras, layout da loja e gestão de pessoas. Por conseguinte, o Plano Financeiro projeta finanças para quatro anos, incluindo faturamento, custos, despesas, investimentos, fluxo de caixa, indicadores de rentabilidade e lucratividade, abordando objetivos financeiros, projeções de vendas, investimento necessário e a análise de viabilidade financeira. Finalmente, na Avaliação do Plano de Negócios, em que são destacadas as conclusões do Plano de Negócios, mensurados os indicadores e é dado o veredito sobre a viabilidade econômica da expansão interna da loja Guajará Materiais de Construção.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Paolla Cristine Monteiro Novais (paolla.novais@func.cesupa.br) on 2024-05-24T17:58:07Z No. of bitstreams: 2 TC - Amanda Silveira; Luidy Gonçalves; Mário Cavalcante Filho; Sérgio Melo.pdf: 2027147 bytes, checksum: bbe193d568b1f36ce4911b1fdf1b56b6 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marineide Vasconcellos (marineide.vasconcellos@cesupa.br) on 2024-05-29T18:08:45Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TC - Amanda Silveira; Luidy Gonçalves; Mário Cavalcante Filho; Sérgio Melo.pdf: 2027147 bytes, checksum: bbe193d568b1f36ce4911b1fdf1b56b6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-29T18:08:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TC - Amanda Silveira; Luidy Gonçalves; Mário Cavalcante Filho; Sérgio Melo.pdf: 2027147 bytes, checksum: bbe193d568b1f36ce4911b1fdf1b56b6 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro Universitário do Estado do Parápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCESUPApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlano de negóciospt_BR
dc.subjectPlanejamento empresarialpt_BR
dc.subjectViabilidade econômicapt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectAnálise SWOTpt_BR
dc.subjectPlano de marketingpt_BR
dc.subjectPlanejamento financeiropt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titlePlano de negócios: viabilidade econômica da expansão interna da loja Guajará Materiais de Construçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.graduation-courseBacharelado em Administraçãopt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TC - Amanda Silveira; Luidy Gonçalves; Mário Cavalcante Filho; Sérgio Melo.pdf1.98 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons