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dc.contributor.advisorOliveira, Márcia Cecília Rodrigues de-
dc.contributor.referee1Neves, Leonardo Araujo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4207171545094669pt_BR
dc.creatorSantos, Ana Carolina Cardoso-
dc.creatorBastos, Gabriel Fonseca-
dc.creatorBarbosa, Luiza Pinto-
dc.creatorThomaz, Marcela Yamada de Pinho-
dc.date.accessioned2024-05-29T18:04:52Z-
dc.date.available2024-05-29T18:04:52Z-
dc.date.issued2023-11-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Carolina Cardoso; BASTOS, Gabriel Fonseca; BARBOSA, Luiza Pinto; THOMAZ, Marcela Yamada de Pinho. A otimização do processo produtivo de uma indústria de panificação em Belém do Pará por meio da aplicação de ferramentas da qualidade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Centro Universitário do Estado do Pará, Belém, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.cesupa.br:8080/jspui/handle/prefix/441-
dc.description.abstractQuality tools play a crucial role in the search for operational excellence, helping companies identify bottlenecks and implement a culture of continuous improvement, ensuring customer satisfaction and seeking competitiveness in the market. Therefore, the present work carried out a case study in the Pangostoso bakery industry, which had as its general objective the optimization of the sliced bread manufacturing process. When identifying disorganization problems in the production area, large amounts of waste on the floor and errors in the shipping stage, the quality tools PDCA Cycle, Ishikawa Diagram, Check Sheet, 5'S and Flowchart were applied. From this, it was possible to analyze the root causes of the problems, develop the action plan, verify the results and standardize the improvements implemented. The implementation of the first three senses of quality made it possible to obtain positive results, with a 37.5% reduction in errors during the shipping stage, indicating a significant optimization in this critical aspect of the process. Furthermore, through the comparison of photographic records, it was possible to identify cleaner, more organized and efficient environments. Therefore, the use of quality tools not only provided process optimization, but greater operational efficiency and waste reduction, as well as the creation of a comfortable working environment in good conditions for employees.pt_BR
dc.description.resumoAs ferramentas da qualidade desempenham um papel crucial na busca pela excelência operacional, auxiliando as empresas na identificação de gargalos e na implementação de uma cultura de melhoria contínua, garantindo a satisfação do cliente e buscando competitividade no mercado. Sendo assim, o presente trabalho realizou um estudo de caso na indústria de panificação Pangostoso, empresa do ramo de panificação e confeitaria, que fica localizada na Região Metropolitana de Belém, no estado do Pará, que teve como objetivo geral a otimização do seu processo produtivo. Ao verificar o pão de forma como o produto de maior faturamento, foi realizado o mapeamento do seu processo de fabricação e identificados os problemas de desorganização na área de produção, grande quantidade de resíduos no chão e erros na etapa de expedição, foram aplicadas as ferramentas da qualidade Ciclo PDCA, Diagrama de Ishikawa, Folha de Verificação, 5’S e Fluxograma. A partir disso, foi possível analisar as causas raízes das problemáticas, elaborar o plano de ação, verificar os resultados e padronizar as melhorias implementadas. A implementação dos três primeiros sensos de qualidade possibilitou a obtenção de resultados positivos, com uma redução de 37,5% nos erros durante a etapa de expedição, indicando uma significativa otimização nesse aspecto crítico do processo. Além disso, através da comparação de registros fotográficos, foi possível evidenciar ambientes mais limpos, organizados e eficientes. Portanto, a utilização de ferramentas da qualidade não apenas proporcionou a otimização do processo, mas maior eficiência operacional e a redução de desperdícios, assim como também a criação de um ambiente de trabalho confortável e em boas condições para os colaboradores.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Paolla Cristine Monteiro Novais (paolla.novais@func.cesupa.br) on 2024-05-22T18:21:29Z No. of bitstreams: 2 TC - Ana Carolina Santos; Gabriel Bastos; Luiza Barbosa; Marcela Thomaz.pdf: 2881034 bytes, checksum: d1a7e1e0be77096fa5689466636fba55 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro Universitário do Estado do Parápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCESUPApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFerramentas da qualidadept_BR
dc.subjectGestão da qualidade totalpt_BR
dc.subjectAlimentos - Comérciopt_BR
dc.subjectPanificaçãopt_BR
dc.subjectSatisfação do clientept_BR
dc.subjectGestão de processopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleA otimização do processo produtivo de uma indústria de panificação em Belém do Pará por meio da aplicação de ferramentas da qualidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9031699274609496pt_BR
dc.publisher.graduation-courseBacharelado em Engenharia de Produçãopt_BR
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