Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.cesupa.br:8080/jspui/handle/prefix/435
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Responsabilidade social acadêmica frente às dificuldades na aprendizagem e alterações no comportamento: Relato de experiência
Author: Ferreira, Camila de Morais
Bessa, Ana Carolina Ferreira
Corrêa, Raissa Maria Botelho
Advisors: Boulhosa, Fabiano José da Silva
Resumo: Relatar como a comunidade acadêmica conduz os alunos que apresentam alterações no comportamento e dificuldades no aprendizado. Trata-se de um estudo qualitativo descritivo do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência e observações das alunas durante o curso de Bacharelado em Fisioterapia no Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA), situado em Belém-PA. observou-se que a inserção das metodologias ativas e aulas práticas colaborou de forma positiva no desenvolvimento de vários aspectos, entretanto notou-se que desperta várias emoções e sintomas já instalados; identificou-se também que o desenvolvimento de habilidades e atitudes socioemocionais partindo dos alunos, e que a aproximação do corpo docente além da relação formalizada a fim de perceber as potencialidades e carências de seus discentes se faz de extrema necessidade, e por fim a importância do SAE e a aproximação da família com a instituição no trajeto acadêmico e profissional. Concluiu-se que com a presença de alunos com alterações no comportamento e dificuldades no aprendizado dentro das universidades exige mudanças e adaptações dentro das instituições para que a inclusão seja efetuada de modo que o seu rendimento acadêmico não seja afetado e a importância de abordá-las visando a responsabilidade social acadêmica e os seus impactos, além da promoção de ações com embasamento nos princípios éticos que assegurem o desenvolvimento acadêmico.
Abstract: Report how the educational community deals with students who exhibit behavioral changes and learning difficulties. It is a descriptive study in the form of an experiential report, based on the experiences and observations of students in the undergraduate Physiotherapy program at the Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA) in Belém-PA. It was found that the introduction of active methods and practical classes contributes positively to various aspects of development, but it is also found that it evokes various emotions and pre-existing symptoms; students develop socioemotional attitudes and the teacher's focus beyond that of a formal relationship is vital to recognizing their potential and needs. Finally, the importance of SAE and the involvement of the family in the institution was also delineated. Furthermore, the presence of students with behavioral changes and learning difficulties within the university requires changes and adaptations within the institution. This is to ensure that their academic performance is not affected, and to target academic social responsibility in addition to working with ethical principles to foster academic development.
Keywords: Responsabilidade social
Desempenho acadêmico
Aprendizagem
Metodologia ativa
Universidades
Team-Based Learning (TBL)
Comportamento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Centro Universitário do Estado do Pará
Institution Initials: CESUPA
Citation: FERREIRA, Camila de Morais; BESSA, Ana Carolina Ferreira; CORRÊA, Raissa Maria Botelho. Responsabilidade social acadêmica frente às dificuldades na aprendizagem e alterações no comportamento: Relato de experiência. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia) – Centro Universitário do Estado do Pará, Belém, 2022.
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://repositorio.cesupa.br:8080/jspui/handle/prefix/435
Issue Date: 2022
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TC - Camila Ferreira; Ana Carolina Bessa; Raissa Corrêa.pdf229.96 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons