Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.cesupa.br:8080/jspui/handle/prefix/405
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O uso de recurso lúdico para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras na primeira infância
Author: Maués, Ana Carolina Moreira
Silva, Roberta Moraes Rabello da
Advisors: Moreira, Jenifer Leda Muniz
Resumo: O desenvolvimento infantil é uma fase primordial para o desenvolvimento humano, havendo a necessidade de um aprimoramento no repertório de habilidades, a partir da estimulação realizada através de recursos lúdicos como o brinquedo, por exemplo. O brinquedo apresenta contribuições significativas para esse desenvolvimento, pois é uma importante ferramenta para a aprendizagem e inserção no mundo, alcançando assim, o que se é esperado em cada faixa etária do desenvolvimento infantil. Coletar referenciais teóricos para o embasamento do produto e construir um brinquedo para a faixa etária a partir de 3 anos, a fim de estimular as habilidades psicomotoras de Coordenação Motora Fina, Coordenação Visomotora e Estrutura Espacial. Dividido em três etapas, sendo a primeira a identificação de referências, a segunda o delineamento das fases e a última a execução do projeto com a produção do brinquedo. Foi desenvolvido um produto em formato de brinquedo de encaixe, utilizando como recurso de estimulação as formas geométricas, as texturas, as cores e as figuras, por meio da mediação de cuidadores e profissionais, contemplando a importante relação da Psicologia com as habilidades motoras.
Abstract: Child development is a primordial phase for human development, with the need for an improvement in the repertoire of skills, from the stimulation carried out through ludic resources, such as toys, for example. The toy features significant contributions to this development, as it is an important tool for learning and insertion in the world, thus achieving what is expected in each age range of child development. To collect theoretical references for the basis of the product and build a toy for the age group from 3 years old, to stimulate the psychomotor skills of Fine Motor Coordination, Coordination Visual Motor and Spatial Structure. Divided into three stages, the first being the identification of references, the second the delineation of the phases and the last the execution of the project with the toy production. A product was developed in format of a fitting toy, using as a stimulation resource the geometric shapes, the textures, colors and figures, through the mediation of caregivers and professionals, contemplating the importance of the relationship between Psychology and motor skills.
Keywords: Primeira infância
Psicomotricidade
Desenvolvimento infantil
Desenvolvimento humano
Coordenação motora fina
Coordenação visomotora
Estrutura espacial
Jogos e brinquedos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Centro Universitário do Estado do Pará
Institution Initials: CESUPA
Citation: MAUÉS, Ana Carolina Moreira; SILVA, Roberta Moraes Rabello da. O uso de recurso lúdico para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras na primeira infância. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Centro Universitário do Estado do Pará, Belém, 2023.
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://repositorio.cesupa.br:8080/jspui/handle/prefix/405
Issue Date: 2023
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TC - Ana Carolina Maués; Roberta Silva.pdf8.16 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons