Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.cesupa.br:8080/jspui/handle/prefix/374
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Anteprojeto arquitetônico de um instituto de desenvolvimento esportivo e educacional em Belém – PA: Instituto Rei Pelé
Author: Oliveira, João Victor Teixeira de
Advisors: Kamel, Tales Albuquerque
Resumo: O cenário socioeconômico brasileiro evidencia que jovens e crianças, cujo desenvolvimento humano se encontra comprometido em virtude de sua exposição à vulnerabilidade social, percebem na prática esportiva uma oportunidade para ascender a uma condição de vida mais promissora. Neste contexto, destaca-se também a escassez de espaços esportivos com a qualidade necessária, evidenciando a carência dessas instalações que atendam a comunidade. O esporte emerge como uma poderosa ferramenta de transformação social, sendo o ponto central do projeto proposto. Portanto, o objetivo geral deste trabalho é realizar um anteprojeto arquitetônico de um instituto de desenvolvimento esportivo e educacional em Belém – PA, nomeado como Instituto Rei Pelé, que foi concebido como um agregador para projetos os sociais da cidade, promovendo o acesso igualitário a atividades esportivas e oferecendo oportunidades de desenvolvimento para jovens de baixa renda. A metodologia utilizada tem uma abordagem quali-quantitativa e procedimentos de pesquisa de caráter descritivo. A arquitetura desempenha um papel fundamental nesse contexto, não apenas como estrutura física, mas como um meio para criar espaços que inspirem, capacitem e unem a comunidade em busca de um desenvolvimento social mais equalitário. O projeto do Instituto o propõe como um modelo que transcende a arquitetura convencional, posicionando-se como uma força integradora para uma transformação significativa da sociedade.
Abstract: The Brazilian socioeconomic scenario shows that young people and children, whose human development is compromised due to their exposure to social vulnerability, perceive sports as an opportunity to ascend to a more promising life condition. In this context, the scarcity of sports spaces with the necessary quality also stands out, highlighting the lack of these facilities that serve the community. Sport emerges as a powerful tool for social transformation, being the central point of the proposed project. Therefore, the general objective of this work is to carry out an architectural preliminary project for a sports and educational development institute in Belém – PA, named Instituto Rei Pelé, which was conceived as an aggregator for social projects in the city, promoting equal access to activities sports and offering development opportunities for low-income young people. The methodology used has a qualitative-quantitative approach and descriptive research procedures. Architecture plays a fundamental role in this context, not just as a physical structure, but as a means to create spaces that inspire, empower and unite the community in search of more equal social development. The Institute's project proposes it as a model that transcends conventional architecture, positioning itself as an integrating force for a significant transformation of society.
Keywords: Projeto arquitetônico
Acesso ao esporte e lazer
Bem-estar
Inclusão
Esportes
Estratégias bioclimáticas
Conforto ambiental
Acessibilidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Centro Universitário do Estado do Pará
Institution Initials: CESUPA
Citation: OLIVEIRA, João Victor Teixeira de. Anteprojeto arquitetônico de um instituto de desenvolvimento esportivo e educacional em Belém – PA: Instituto Rei Pelé. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário do Estado do Pará, Belém, 2023.
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://repositorio.cesupa.br:8080/jspui/handle/prefix/374
Issue Date: 2023
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TC - João Victor Oliveira.pdf97.16 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons