Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.cesupa.br:8080/jspui/handle/prefix/360
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Escola de ensino médio: anteprojeto para o município de Laranjal do Jari
Author: Marques, João Lucas Jaccoud
Advisors: Cavaleiro, Luan Rodrigo dos Santos
Resumo: O presente trabalho se propõe, inicialmente, a analisar os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil no contexto educacional, e as principais problemáticas envolvidas no alcance dos objetivos propostos. Entre os desafios observados, figura, majoritariamente, a desigualdade educacional observada entre as regiões brasileiras, em que os padrões de desempenho nas regiões norte e nordeste, e, especificamente, na região amazônica, são consideravelmente menos expressivos quando comparados com os das demais regiões. Nesse sentido, pôde-se observar, ainda, precariedade ou, até inexistência de determinados ambientes nas escolas com baixo desempenho, como identificado nas instituições do município de Laranjal do Jari, no Amapá. Nesse contexto, diante das determinações do PNE (Plano Nacional de Educação), entende-se que o desempenho positivo das escolas está diretamente relacionado a 03 pilares fundamentais, a saber: recursos, profissionais e ambiente. A partir desta perspectiva, a arquitetura surge como ferramenta capaz de auxiliar na estruturação específica do 3° pilar, fator que determinou o tema deste trabalho: Escola de Ensino Médio, Anteprojeto para o município de Laranjal do Jari. Definido o tema, os objetivos do trabalho tornaram-se a concepção de anteprojeto arquitetônico de instituição de ensino médio para Laranjal do Jari, bem como a identificação dos ambientes pertinentes ao cenário das instituições que, hoje, praticam o ensino médio com excelência e a definição de estratégias bioclimáticas coerentes ao clima do município. Diante disso, buscou-se analisar referências bibliográficas condizentes à temática, as quais pudessem orientar acerca de decisões projetuais favoráveis ao ambiente de ensino e à arquitetura aplicada ao clima. De mesmo modo, procurou-se estudar referenciais projetuais pertinentes ao tema, os quais pudessem apontar soluções arquitetônicas assertivas, bem como desafios que poderiam ser solucionados a partir de uma perspectiva diferente. A partir desta conjuntura, elaborou-se o anteprojeto arquitetônico seguindo-se padrões determinados pelo FNDE e pelo programa BRASIL PROFISSIONALIZADO, de maneira a condensar soluções e buscar alternativas com baixo custo, considerando-se a possibilidade de execução pelo município. Por fim, o presente trabalho conclui-se na busca de materializar uma possível solução para a mitigação de um problema latente na sociedade brasileira, especificamente na região amazônica: a desigualdade educacional.
Abstract: The present work initially proposes to analyze the international commitments assumed by Brazil in the educational context, and the main problems involved in achieving the proposed objectives. Among the challenges observed, most notably, the educational inequality observed between Brazilian regions, in which performance standards in the north and northeast regions, and, specifically, in the Amazon region, are considerably less significant when compared to those in other regions. In this sense, it was also possible to observe precariousness or even the non-existence of certain environments in low-performing schools, as identified in institutions in the municipality of Laranjal do Jari, in Amapá. In this context, given the determinations of the PNE (National Education Plan), it is understood that the positive performance of schools is directly related to 03 fundamental pillars, namely: resources, professionals and environment. From this perspective, architecture emerges as a tool capable of assisting in the specific structuring of the 3rd pillar, a factor that determined the theme of this work: High School, Preliminary Project for the municipality of Laranjal do Jari. Having defined the theme, the objectives of the work became the conception of an architectural preliminary project for a secondary education institution for Laranjal do Jari, as well as the identification of environments relevant to the scenario of institutions that, today, practice secondary education with excellence and the definition of bioclimatic strategies consistent with the municipality's climate. In view of this, we sought to analyze bibliographical references consistent with the theme, which could provide guidance on design decisions favorable to the teaching environment and architecture applied to the climate. Likewise, we sought to study design references relevant to the theme, which could point out assertive architectural solutions, as well as challenges that could be solved from a different perspective. From this situation, the architectural draft was prepared following standards determined by the FNDE and the BRASIL PROFESSIONALIZADO program, in order to condense solutions and seek low-cost alternatives, considering the possibility of implementation by the municipality. Finally, this work concludes in the search to materialize a possible solution to mitigate a latent problem in Brazilian society, specifically in the Amazon region: educational inequality.
Keywords: Arquitetura escolar
Arquitetura bioclimática
Estratégias bioclimáticas
Projeto arquitetônico
Espaços flexíveis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Centro Universitário do Estado do Pará
Institution Initials: CESUPA
Citation: MARQUES, João Lucas Jaccoud. Escola de ensino médio: anteprojeto para o município de Laranjal do Jari. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário do Estado do Pará, Belém, 2023.
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://repositorio.cesupa.br:8080/jspui/handle/prefix/360
Issue Date: 7-Dec-2023
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TC - João Lucas Marques.pdf55.44 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons