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dc.contributor.advisorCarvalho, Ana Emília Vita-
dc.contributor.referee1Freitas, Juliana Pastana Ramos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8394880417480266pt_BR
dc.contributor.referee2Andriolo, Brenda Nazaré Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8839044871234164pt_BR
dc.creatorRemédios, Juliana Silva dos-
dc.date.accessioned2024-04-12T17:39:23Z-
dc.date.available2024-04-12T17:39:23Z-
dc.date.issued2023-05-29-
dc.identifier.citationREMÉDIOS, Juliana Silva dos. Instrumentos de rastreio para transtorno do espectro autista em crianças: revisão de literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina) – Centro Universitário do Estado do Pará, Belém, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.cesupa.br:8080/jspui/handle/prefix/303-
dc.description.abstractAutism Spectrum Disorder (ASD) is included among neurodevelopmental disorders and has increasingly gained attention in recent years. The growing number of diagnosed individuals, coupled with the increase in studies on ASD, leads us to emphasize and encourage the habit of early screening, benefiting such atypical patients and expanding the understanding of the family and support network. To identify the most commonly used screening tools for Autism Spectrum Disorder (ASD), describing them in terms of their objectives, mode of application, target audience, age of application, and professional/person skilled in their application. This is a descriptive-analytical Systematic Literature Review (SLR), which uses selected articles from the Scientific Electronic Library Online (SciELO), PubMed, Latin American and Caribbean Health Sciences Literature (LILAC), APA PsycArticles, and Psychology Index journals, between 2019 and 2023, using the following keywords, their combinations in Portuguese and English: Autism; ASD; Autism Spectrum Disorder; Screening tools; Child; Screening. The Boolean terms used were "and" (AND) and "or" (OR). Results: Ten articles that met the eligibility criteria were selected and analyzed, with the following screening tools being identified: Classroom Observation Scale (COS); Questionnaire for Early Signs of Autism Spectrum Disorder (QR-TEA); The Infant-Toddler Checklist (ITC); First Year Inventory–Lite Version 3.1b (FYI-L); Social Communication Questionnaire (SCQ); Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-CHAT); The Modified-Checklist for Autism in Toddlers, Revised, with Follow-Up (M-CHAT-R/F); Social Responsiveness Scale, Second Edition (SRS-2); Toddler Autism Symptom Inventory (TASI), Autistic Spectrum Disorder Behavior Scale (ASD-BS) and Behavioral Evaluation Protocol for Children Suspected of Autism Spectrum Disorder – Revised (PROTEA-R-NV), which were most cited in the reviewed studies. The results point to a diversity of screening tools for ASD between 2019 and 2023. However, there is no consensus on the best timing for screening, as the cited screening tools are targeted for different age ranges, application forms, and applicators, which can be parents/guardians, teachers, or professionals.pt_BR
dc.description.resumoO transtorno do Espectro Autista (TEA) está inserido entre os transtornos do neurodesenvolvimento e tem tido cada vez mais repercussão nos últimos anos. O aumento do número de indivíduos diagnosticados, aliado ao crescimento dos estudos acerca do TEA, nos leva à necessidade de enfatizar e estimular o hábito do rastreio precoce, beneficiando tais pacientes atípicos e expandindo a compreensão da família e rede de apoio. Identificar os instrumentos de rastreio mais utilizados para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) descrevê-los quanto ao objetivo, o meio de aplicação, público-alvo, idade de aplicação e profissional/pessoa habilidade para aplicação. Trata-se de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), de caráter descritivo – analítico, que utiliza como fontes de dados artigos selecionados das plataformas Scientific Eletronic Library OnLine (SciELO), PubMed, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), APA PsycArticles e Index Psicologia – periódicos, entre os anos de 2019 e 2023, utilizando-se os seguintes descritores, suas combinações na língua portuguesa e inglesa: Autismo; TEA; Transtorno do Espectro Autista; Instrumentos de rastreio; Criança; Triagem. Os termos booleanos usados foram: “e” (AND) e “ou” (OR). Foram selecionados e analisados 10 artigos, que preencheram os critérios de elegibilidade, sendo os instrumentos: Classroom Observation Scale (COS); Questionário para Rastreio de Sinais Precoces do Transtorno do Espectro Autista (QR-TEA); The Infant-Toddler Checklist (ITC); First Year Inventory–Lite Version 3.1b (FYI-L); Questionário de Comunicação Social (SCQ); Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-CHAT); The Modified-Checklist for Autism in Toddlers, Revised, with Follow-Up (M-CHAT-R/F); Social Responsiveness Scale, Second Edition (SRS-2); Toddler Autism Symptom Inventory (TASI), Autistic Spectrum Disorder Behavior Scale (ASD-BS) e Protocolo de Avaliação Comportamental para Crianças com Suspeita de Transtorno do Espectro Autista – Revisado (PROTEA-R-NV), mais citados nos estudos revisados. Os resultados apontam para uma diversidade de instrumentos para rastreio de TEA, no período de 2019 a 2023. No entanto, não se observa uma unicidade quanto ao melhor momento de aplicação do rastreio, pois as ferramentas citadas são direcionadas para diferentes faixas etárias infantis, formas de aplicação e aplicadores, que podem ser os pais/responsáveis, professores, profissionais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Paolla Cristine Monteiro Novais (paolla.novais@func.cesupa.br) on 2024-02-29T16:41:35Z No. of bitstreams: 2 TC - Juliana Remédios.pdf: 435960 bytes, checksum: 8ce2a19a7d808d72f17eab33bf0f1a4c (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro Universitário do Estado do Parápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCESUPApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectTranstornos do neurodesenvolvimentopt_BR
dc.subjectTranstornos globais do desenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectAutismo infantilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleInstrumentos de rastreio para transtorno do espectro autista em crianças: revisão de literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1981562999898097pt_BR
dc.publisher.graduation-courseBacharelado em Medicinapt_BR
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