Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.cesupa.br:8080/jspui/handle/prefix/293
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Vivências de travestis e transexuais no ensino superior: uma análise das relações de poder e controle de corpos sob a ótica de Michael Foucault |
Author: | Silva, Laíze Fernanda Assis |
Advisors: | Azevedo, Thiago Augusto Galeão de |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo avaliar as concepções teóricas de Michel Foucault, no que tange às análises de poder e construção do dispositivo da sexualidade como espécies metodológicas de controle de corpos e exclusão social de indivíduos desviantes às regras comportamentais socialmente aceitas. Tais entendimentos serão aplicados como forma de demonstrar a discriminação e obstáculos que travestis e transexuais sofrem nos espaços sociais, especialmente em suas experiências como estudantes de instituições educacionais de ensino básico e superior. Assim, a presente pesquisa irá debater as variadas vertentes de poder sob uma perspectiva foucaultiana, as quais influenciam diretamente na marginalização de indivíduos desviantes às normas de gênero impostas por um sistema heteronormativo. Têm-se como objetivo discutir as consequências oriundas desse exercício de poder, que resultaram em altos índices de violências e mortalidade da população trans, gerando uma perspectiva de vida precária. Ademais, buscar-se-á refletir sobre esta problemática para que, de certa forma, proporcione certa visibilidade a esta população vulnerável. Nesse sentido, o trabalho foi realizado a partir da análise bibliográfica de filósofos e teóricos que versam sobre questões de gênero e sexualidade, e também de levantamento de dados disponibilizados por ONGs e depoimentos de estudantes da cidade de Belém-PA. |
Abstract: | This work aims to evaluate the theoretical conceptions of Michel Foucault regarding the analysis of power and construction of the device of sexuality as methodological species of control of bodies and social exclusion of deviant individuals to socially accepted behavioral rules. Such understandings will be applied as a way of demonstrating the discrimination and obstacles that transvestites and transsexuals suffer in social spaces, especially in their experiences as students of educational institutions of basic and higher education. Thus, the present research will debate the various aspects of power from a Foucaultian perspective, which directly influence the marginalization of deviant individuals to the norms of gender imposed by a heteronormative system. The objective is to discuss the consequences of this exercise of power, which have resulted in high rates of violence and mortality of the trans people, generating a precarious life prospect. In addition, it will be sought to reflect on this problem so that, in a way, it provides a certain visibility to this vulnerable population. In this sense, the work was carried out from the bibliographical analysis of philosophers and theorists that deal with issues of gender and sexuality, as well as data collection provided by NGOs and testimonies of students from the city of Belém-PA. |
Keywords: | Filosofia política Relações de poder Identidade de gênero Sexo e sexualidade Relações de gênero Discriminação sexual Gênero Transexual Travesti Foucault, Michel, 1926-1984 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Centro Universitário do Estado do Pará |
Institution Initials: | CESUPA |
Citation: | Silva, Laíze Fernanda Assis da. Vivências de travestis e transexuais no ensino superior: uma análise das relações de poder e controle de corpos sob a ótica de Michael Foucault. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará, Belém, 2019. |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.cesupa.br:8080/jspui/handle/prefix/293 |
Issue Date: | 17-Jun-2019 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TC - Laize Silva.pdf | 756.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License