Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.cesupa.br:8080/jspui/handle/prefix/293
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Vivências de travestis e transexuais no ensino superior: uma análise das relações de poder e controle de corpos sob a ótica de Michael Foucault
Author: Silva, Laíze Fernanda Assis
Advisors: Azevedo, Thiago Augusto Galeão de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo avaliar as concepções teóricas de Michel Foucault, no que tange às análises de poder e construção do dispositivo da sexualidade como espécies metodológicas de controle de corpos e exclusão social de indivíduos desviantes às regras comportamentais socialmente aceitas. Tais entendimentos serão aplicados como forma de demonstrar a discriminação e obstáculos que travestis e transexuais sofrem nos espaços sociais, especialmente em suas experiências como estudantes de instituições educacionais de ensino básico e superior. Assim, a presente pesquisa irá debater as variadas vertentes de poder sob uma perspectiva foucaultiana, as quais influenciam diretamente na marginalização de indivíduos desviantes às normas de gênero impostas por um sistema heteronormativo. Têm-se como objetivo discutir as consequências oriundas desse exercício de poder, que resultaram em altos índices de violências e mortalidade da população trans, gerando uma perspectiva de vida precária. Ademais, buscar-se-á refletir sobre esta problemática para que, de certa forma, proporcione certa visibilidade a esta população vulnerável. Nesse sentido, o trabalho foi realizado a partir da análise bibliográfica de filósofos e teóricos que versam sobre questões de gênero e sexualidade, e também de levantamento de dados disponibilizados por ONGs e depoimentos de estudantes da cidade de Belém-PA.
Abstract: This work aims to evaluate the theoretical conceptions of Michel Foucault regarding the analysis of power and construction of the device of sexuality as methodological species of control of bodies and social exclusion of deviant individuals to socially accepted behavioral rules. Such understandings will be applied as a way of demonstrating the discrimination and obstacles that transvestites and transsexuals suffer in social spaces, especially in their experiences as students of educational institutions of basic and higher education. Thus, the present research will debate the various aspects of power from a Foucaultian perspective, which directly influence the marginalization of deviant individuals to the norms of gender imposed by a heteronormative system. The objective is to discuss the consequences of this exercise of power, which have resulted in high rates of violence and mortality of the trans people, generating a precarious life prospect. In addition, it will be sought to reflect on this problem so that, in a way, it provides a certain visibility to this vulnerable population. In this sense, the work was carried out from the bibliographical analysis of philosophers and theorists that deal with issues of gender and sexuality, as well as data collection provided by NGOs and testimonies of students from the city of Belém-PA.
Keywords: Filosofia política
Relações de poder
Identidade de gênero
Sexo e sexualidade
Relações de gênero
Discriminação sexual
Gênero
Transexual
Travesti
Foucault, Michel, 1926-1984
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Centro Universitário do Estado do Pará
Institution Initials: CESUPA
Citation: Silva, Laíze Fernanda Assis da. Vivências de travestis e transexuais no ensino superior: uma análise das relações de poder e controle de corpos sob a ótica de Michael Foucault. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará, Belém, 2019.
Access Type: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.cesupa.br:8080/jspui/handle/prefix/293
Issue Date: 17-Jun-2019
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TC - Laize Silva.pdf756.52 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons