Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.cesupa.br:8080/jspui/handle/prefix/263
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva Junior, Carlos Gilberto Vieira da-
dc.contributor.referee1Conde, Cláudio Luciano da Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4768582829135033pt_BR
dc.creatorBatista, Davi José Rodrigues-
dc.creatorBarbosa, Lucas do Monte-
dc.date.accessioned2023-10-19T18:41:43Z-
dc.date.available2023-10-19T18:41:43Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationBATISTA, Davi José Rodrigues; BARBOSA, Lucas do Monte. Proposta de melhoria do desempenho no processo produtivo de uma empresa do ramo têxtil por meio da aplicação do MASP. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Centro Universitário do Estado do Pará, Belém, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.cesupa.br:8080/jspui/handle/prefix/263-
dc.description.abstractThe Problem Analysis and Solution Method (MASP) and the PDCA are two highly regarded methodologies in quality management. Both the MASP and the PDCA aim at fostering continuous improvement in organizations, which makes them essential within the competitive market scenario. The objective of this work is to identify the causes and propose possible solutions to the problems faced by the company MLX UNIFORMES INDÚSTRIA E COMÉRCIO located in Ananindeua/PA, using MASP and Quality Tools, aiming at making the company more competitive, and increase the customers' perception of quality. An investigative research will be carried out in order to identify and diagnose problems in advance based on bibliographical references and documents collected in the company that will serve as a basis for the conclusion of the course work in the company. Afterwards, the first three steps of the MASP will be followed, along with quality tools and brainstorming for decision-making, until the fourth step and proposal of the action plan through 5W1H to put into practice the proposed solutions aiming at improving the quality of the product, greater efficiency in the production line and, consequently, cost reduction.pt_BR
dc.description.resumoO Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) e o PDCA são duas metodologias conceituadas na gestão da qualidade. Tanto o MASP como o PDCA têm como finalidade fomentar melhoria contínua nas organizações, o que as tornam essenciais inseridas no cenário do mercado competitivo. O objetivo deste trabalho é identificar as causas e propor possíveis soluções aos problemas na empresa MLX UNIFORMES INDÚSTRIA E COMÉRCIO localizado em Ananindeua/PA, utilizando o MASP e Ferramentas da Qualidade, visando levar a empresa a ser mais competitiva e aumentar a percepção de qualidade dos clientes. Será desenvolvida uma pesquisa investigativa a fim de identificar e diagnosticar previamente problemas a partir de referências bibliográficas e documentos colhidos na empresa que servirão de base para a conclusão do trabalho de curso na empresa. Após, serão seguidas as três primeiras etapas do MASP, em conjunto com ferramentas da qualidade e brainstormings para tomadas de decisões, até a quarta etapa e proposta do plano de ação através do 5W1H para pôr em prática as soluções propostas objetivando a melhoria na qualidade do produto, maior eficiência na linha de produção e consequentemente a redução de custos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Paolla Cristine Monteiro Novais (paolla.novais@func.cesupa.br) on 2023-10-19T17:28:49Z No. of bitstreams: 2 TC - Davi Batista; Lucas Barbosa.pdf: 1138339 bytes, checksum: 64cdf482c2c8f2d7d9e9d16d5af64070 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Silvia Maria Bitar de Lima Moreira (silviamoreira@cesupa.br) on 2023-10-19T18:41:43Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TC - Davi Batista; Lucas Barbosa.pdf: 1138339 bytes, checksum: 64cdf482c2c8f2d7d9e9d16d5af64070 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-19T18:41:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TC - Davi Batista; Lucas Barbosa.pdf: 1138339 bytes, checksum: 64cdf482c2c8f2d7d9e9d16d5af64070 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro Universitário do Estado do Parápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCESUPApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão da qualidade totalpt_BR
dc.subjectProdutividadept_BR
dc.subjectFerramentas da qualidadept_BR
dc.subjectFerramentas de gestãopt_BR
dc.subjectSatisfação do clientept_BR
dc.subjectBrainstormingpt_BR
dc.subjectSatisfação do consumidorpt_BR
dc.subjectIndicador de desempenhopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.titleProposta de melhoria do desempenho no processo produtivo de uma empresa do ramo têxtil por meio da aplicação do MASPpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2738903947477853pt_BR
dc.publisher.graduation-courseBacharelado em Engenharia de Produçãopt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TC - Davi Batista; Lucas Barbosa.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons