Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.cesupa.br:8080/jspui/handle/prefix/243
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Plano de negócio para implantação de uma clínica médica popular
Author: Cohen, Melina Ramos Virginio
Santarém, Thaís Marinho
Advisors: Fernandes, Alexandre Augusto Haick
Resumo: A abertura de um novo negócio requer tempo, esforço e dedicação. Por meio de um plano de negócio é possível colocar em prática todas as ideias e informações que o empreendedor tem sobre seu empreendimento. Esse plano de negócio tem como objetivo verificar a viabilidade de implantação de uma Clínica Médica Popular na região metropolitana de Belém. O ramo de saúde foi escolhido através de informações do mercado, com crescente demanda por procura de clínicas médicas populares que ofereçam consultas e exames em diversas especialidades, e entrar no mercado competitivo com preço acessível e prestar serviços com qualidade será um diferencial. O foco da criação deste plano de negócio constitui-se na importância de uma gestão eficiente, utilizando ferramentas aprendidas durante a graduação. Para obter informações e levantar dados importantes para implantação desta clínica popular, a metodologia deste plano de negócio foi constituída por pesquisa de mercado com a análise de clientes, concorrentes e fornecedores, além de plano de marketing, operacional e financeiro. As informações obtidas proporcionaram aos empreendedores a análise dos riscos e das oportunidades que esse negócio irá oferecer, além de todo o planejamento para a implantação da clínica médica popular, onde foi possível obter a viabilidade deste negócio.
Abstract: Opening a new business takes time, effort and dedication. Through a business plan it is possible to put into practice all the ideas and information that the entrepreneur has about his enterprise. This business plan aims to verify the feasibility of implementing a Popular Medical Clinic in the metropolitan area of Belém. The health sector was chosen through market information, with an increasing demand for popular medical clinics that offer consultations and examinations in various specialties, and entering the competitive market with affordable price and providing quality services will be a differential. The focus of the creation of this business plan is the importance of efficient management, using tools learned during graduation. In order to obtain information and raise important data for the implementation of this popular clinic, the methodology of this business plan was constituted by market research with the analysis of clients, competitors and suppliers, as well as marketing, operational and financial plan. The information obtained gave the entrepreneurs the analysis of the risks and opportunities that this business will offer, as well as all the planning for the implementation of the popular medical clinic, where it was possible to obtain the viability of this business.
Keywords: Plano de negócios
Estudos de viabilidade
Pesquisa de mercado
Empresas - Planejamento
Empreendedorismo
Clínicas médicas
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Centro Universitário do Estado do Pará
Institution Initials: CESUPA
Citation: COHEN, Melina Ramos Virginio; SANTARÉM, Thaís Marinho. Plano de negócio para implantação de uma clínica médica popular. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Centro Universitário do Estado do Pará, Belém, 2018.
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://repositorio.cesupa.br:8080/jspui/handle/prefix/243
Issue Date: 2018
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TC - Melina Ramos Virginio Cohen, Thais Marinho Santarém.pdf1.52 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons