Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.cesupa.br:8080/jspui/handle/prefix/238
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCohen, Tatiana Maira Thomaz Araújo-
dc.contributor.referee1Freitas, Felipe Fonseca Tavares de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5523511253031983pt_BR
dc.contributor.referee2Abrahim, Gisele Seabra-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7545800646614732pt_BR
dc.creatorAbud, Francisco Carneiro-
dc.creatorPinto, Marllon Santiago-
dc.date.accessioned2023-10-19T12:00:18Z-
dc.date.available2023-10-19T12:00:18Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationABUD, Francisco Carneiro; PINTO, Marllon Santiago. Plano de negócios: JustGO!. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Centro Universitário do Estado do Pará, Belém, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.cesupa.br:8080/jspui/handle/prefix/238-
dc.description.abstractO setor de lojas de conveniência encerrou o ano de 2017 com aproximadamente 7900 lojas no Brasil, alcançando um faturamento de R$7,4 bilhões. Vale destacar que as estimativas de crescimento do ramo para 2018 são de 4%, segundo dados da Associação Nacional dos Distribuidores de Combustíveis, Lubrificantes, Logística e Conveniência (Plural). A tendência do mercado internacional tem mostrado que as lojas de conveniência estão transcendendo os postos de gasolina, abrindo assim oportunidades para ideias inovadoras no segmento. Diante disso, este plano de negócios tem como objetivo analisar a viabilidade da abertura de uma loja de conveniência de autosserviço com vending machines, focada na venda de snacks e bebidas na cidade de Belém, no estado do Pará, mais precisamente no bairro do Umarizal. Dessa maneira, foram feitas análises de mercado com o intuito de estudar os clientes e fornecedores, além de se elaborar um plano de marketing e um estudo sobre a viabilidade financeira do projeto. O investimento total estimado para abertura da empresa foi de R$58.458,47, gerando uma estimativa de R$90.216,00 de receita anual, com lucratividade de 18,84% ao ano. O ponto de equilíbrio é alcançado com a venda de 15606 produtos por ano, já a rentabilidade do empreendimento foi de 29,08% ao ano, dando assim um prazo de 3 anos e 5 meses para o retorno do investimento inicial.pt_BR
dc.description.resumoO setor de lojas de conveniência encerrou o ano de 2017 com aproximadamente 7900 lojas no Brasil, alcançando um faturamento de R$7,4 bilhões. Vale destacar que as estimativas de crescimento do ramo para 2018 são de 4%, segundo dados da Associação Nacional dos Distribuidores de Combustíveis, Lubrificantes, Logística e Conveniência (Plural). A tendência do mercado internacional tem mostrado que as lojas de conveniência estão transcendendo os postos de gasolina, abrindo assim oportunidades para ideias inovadoras no segmento. Diante disso, este plano de negócios tem como objetivo analisar a viabilidade da abertura de uma loja de conveniência de autosserviço com vending machines, focada na venda de snacks e bebidas na cidade de Belém, no estado do Pará, mais precisamente no bairro do Umarizal. Dessa maneira, foram feitas análises de mercado com o intuito de estudar os clientes e fornecedores, além de se elaborar um plano de marketing e um estudo sobre a viabilidade financeira do projeto. O investimento total estimado para abertura da empresa foi de R$58.458,47, gerando uma estimativa de R$90.216,00 de receita anual, com lucratividade de 18,84% ao ano. O ponto de equilíbrio é alcançado com a venda de 15606 produtos por ano, já a rentabilidade do empreendimento foi de 29,08% ao ano, dando assim um prazo de 3 anos e 5 meses para o retorno do investimento inicial.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Bezerra Freitas (rafael.freitas@cesupa.br) on 2022-11-16T14:12:42Z No. of bitstreams: 2 TC - Francisco Carneiro Abud, Marllon Santiago Pinto.pdf: 1135971 bytes, checksum: cab1c9da08548dab799ef9e3b8f13a31 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Silvia Maria Bitar de Lima Moreira (silviamoreira@cesupa.br) on 2023-10-19T12:00:18Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TC - Francisco Carneiro Abud, Marllon Santiago Pinto.pdf: 1135971 bytes, checksum: cab1c9da08548dab799ef9e3b8f13a31 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-19T12:00:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TC - Francisco Carneiro Abud, Marllon Santiago Pinto.pdf: 1135971 bytes, checksum: cab1c9da08548dab799ef9e3b8f13a31 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro Universitário do Estado do Parápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCESUPApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlano de negóciospt_BR
dc.subjectEstudos de viabilidade econômicapt_BR
dc.subjectLojas de autosserviçopt_BR
dc.subjectPesquisa de mercadppt_BR
dc.subjectCustospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.titlePlano de negócios: JustGO!pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8988298591920318pt_BR
dc.publisher.graduation-courseBacharelado em Engenharia de Produçãopt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TC - Francisco Carneiro Abud, Marllon Santiago Pinto.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons