Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.cesupa.br:8080/jspui/handle/prefix/238
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Plano de negócios: JustGO!
Author: Abud, Francisco Carneiro
Pinto, Marllon Santiago
Advisors: Cohen, Tatiana Maira Thomaz Araújo
Resumo: O setor de lojas de conveniência encerrou o ano de 2017 com aproximadamente 7900 lojas no Brasil, alcançando um faturamento de R$7,4 bilhões. Vale destacar que as estimativas de crescimento do ramo para 2018 são de 4%, segundo dados da Associação Nacional dos Distribuidores de Combustíveis, Lubrificantes, Logística e Conveniência (Plural). A tendência do mercado internacional tem mostrado que as lojas de conveniência estão transcendendo os postos de gasolina, abrindo assim oportunidades para ideias inovadoras no segmento. Diante disso, este plano de negócios tem como objetivo analisar a viabilidade da abertura de uma loja de conveniência de autosserviço com vending machines, focada na venda de snacks e bebidas na cidade de Belém, no estado do Pará, mais precisamente no bairro do Umarizal. Dessa maneira, foram feitas análises de mercado com o intuito de estudar os clientes e fornecedores, além de se elaborar um plano de marketing e um estudo sobre a viabilidade financeira do projeto. O investimento total estimado para abertura da empresa foi de R$58.458,47, gerando uma estimativa de R$90.216,00 de receita anual, com lucratividade de 18,84% ao ano. O ponto de equilíbrio é alcançado com a venda de 15606 produtos por ano, já a rentabilidade do empreendimento foi de 29,08% ao ano, dando assim um prazo de 3 anos e 5 meses para o retorno do investimento inicial.
Abstract: O setor de lojas de conveniência encerrou o ano de 2017 com aproximadamente 7900 lojas no Brasil, alcançando um faturamento de R$7,4 bilhões. Vale destacar que as estimativas de crescimento do ramo para 2018 são de 4%, segundo dados da Associação Nacional dos Distribuidores de Combustíveis, Lubrificantes, Logística e Conveniência (Plural). A tendência do mercado internacional tem mostrado que as lojas de conveniência estão transcendendo os postos de gasolina, abrindo assim oportunidades para ideias inovadoras no segmento. Diante disso, este plano de negócios tem como objetivo analisar a viabilidade da abertura de uma loja de conveniência de autosserviço com vending machines, focada na venda de snacks e bebidas na cidade de Belém, no estado do Pará, mais precisamente no bairro do Umarizal. Dessa maneira, foram feitas análises de mercado com o intuito de estudar os clientes e fornecedores, além de se elaborar um plano de marketing e um estudo sobre a viabilidade financeira do projeto. O investimento total estimado para abertura da empresa foi de R$58.458,47, gerando uma estimativa de R$90.216,00 de receita anual, com lucratividade de 18,84% ao ano. O ponto de equilíbrio é alcançado com a venda de 15606 produtos por ano, já a rentabilidade do empreendimento foi de 29,08% ao ano, dando assim um prazo de 3 anos e 5 meses para o retorno do investimento inicial.
Keywords: Plano de negócios
Estudos de viabilidade econômica
Lojas de autosserviço
Pesquisa de mercadp
Custos
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Centro Universitário do Estado do Pará
Institution Initials: CESUPA
Citation: ABUD, Francisco Carneiro; PINTO, Marllon Santiago. Plano de negócios: JustGO!. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Centro Universitário do Estado do Pará, Belém, 2018.
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://repositorio.cesupa.br:8080/jspui/handle/prefix/238
Issue Date: 2018
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TC - Francisco Carneiro Abud, Marllon Santiago Pinto.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons