Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.cesupa.br:8080/jspui/handle/prefix/229
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Ruy Gomes da-
dc.contributor.referee1Santos, Michelle Bitar Lelis dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1208797288539861pt_BR
dc.contributor.referee2Quemel, Márcia Chicre-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0717327760391005pt_BR
dc.creatorRodrigues, Izabelle Cristinne Catarino-
dc.creatorMota, Renata Elaje Azevedo Barros Simões da-
dc.date.accessioned2023-10-18T20:35:18Z-
dc.date.available2023-10-18T20:35:18Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Izabelle Cristinne Catarino; MOTA, Renata Elaje Azevedo Barros Simões da. Plano de negócios: Açaí Original: fábrica de açaí embalado em potes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Centro Universitário do Estado do Pará, Belém, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.cesupa.br:8080/jspui/handle/prefix/229-
dc.description.abstractThis business plan has as main objective to verify the viability of the creation of a product, containing the traditional açaí along with tapioca flour in a packaging already used in the market, where it will provide a new concept for consumption, evidencing the importance of the study of the implementation of the plan. An analysis was performed on the consumer market, suppliers, competitors and on the economic viability of the enterprise, with the purpose of establishing a company without food segment. The plan also focuses on business knowledge, detailing all operational processes, employees needed for operation, such as marketing strategy, strengths and weaknesses through SWOT Analysis, presenting the data that provide the most knowledge of the segment as market opportunities. Thus, making possible the creation of competitive advantages of the market, in order to reduce risks and errors. As well as the income statements, also presenting the values of the company's net profit and the feasibility indicators that allow its validity. Based on the studies of these indicators, it was found in the market and feasible, as seen throughout the plan.pt_BR
dc.description.resumoEste plano de negócios tem como principal objetivo verificar a viabilidade da criação de um produto, contendo o tradicional o açaí junto a farinha de tapioca em uma embalagem já utilizada no mercado, onde proporcionará um novo conceito para o consumo, evidenciando a importância do estudo do plano para a implementação do mesmo. Realizou-se uma análise à respeito do mercado consumidor, fornecedores, concorrentes e sobre a viabilidade econômica do empreendimento, com o propósito de estabelecer a empresa no segmento alimentício. O plano também dá foco ao conhecimento do próprio negócio, detalhando todos os processos operacionais, colaboradores necessários para o funcionamento, as estratégias de marketing, os pontos fortes e fracos através da Análise SWOT, apresentando os dados que proporcionam o maior conhecimento do segmento como as oportunidades de mercado. Assim, possibilitando a criação de vantagens competitivas de mercado, com o objetivo de diminuir os riscos e erros. Foram feitas as análises do plano financeiro no qual realiza especificações dos investimentos, do faturamento médio mensal, dos custos, demonstrativos de resultados, apresentando também os valores do lucro líquido da empresa e os indicadores de viabilidade que permitem a sua validação. Com base nos estudos destes indicadores, foi constatado que o negócio é viável, como será visto o longo do plano.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Bezerra Freitas (rafael.freitas@cesupa.br) on 2022-11-14T17:41:55Z No. of bitstreams: 2 TC - Izabelle Cristinne Catarino Rodrigues, Renata Elaje Azevedo Barros Simões da Mota.pdf: 1240776 bytes, checksum: 1458f3d111578b5d4bfc1164720749c9 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Silvia Maria Bitar de Lima Moreira (silviamoreira@cesupa.br) on 2023-10-18T20:35:18Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TC - Izabelle Cristinne Catarino Rodrigues, Renata Elaje Azevedo Barros Simões da Mota.pdf: 1240776 bytes, checksum: 1458f3d111578b5d4bfc1164720749c9 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-18T20:35:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TC - Izabelle Cristinne Catarino Rodrigues, Renata Elaje Azevedo Barros Simões da Mota.pdf: 1240776 bytes, checksum: 1458f3d111578b5d4bfc1164720749c9 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro Universitário do Estado do Parápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCESUPApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlano de negóciospt_BR
dc.subjectEmbalagempt_BR
dc.subjectViabilidade econômicapt_BR
dc.subjectMercado consumidorpt_BR
dc.subjectAçaí - Comercializaçãopt_BR
dc.subjectFerramentas de gestãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.titlePlano de negócios: Açaí Original: fábrica de açaí embalado em potespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9999387996130989pt_BR
dc.publisher.graduation-courseBacharelado em Engenharia de Produçãopt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TC - Izabelle Cristinne Catarino Rodrigues, Renata Elaje Azevedo Barros Simões da Mota.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons