Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.cesupa.br:8080/jspui/handle/prefix/229
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Plano de negócios: Açaí Original: fábrica de açaí embalado em potes
Author: Rodrigues, Izabelle Cristinne Catarino
Mota, Renata Elaje Azevedo Barros Simões da
Advisors: Silva, Ruy Gomes da
Resumo: Este plano de negócios tem como principal objetivo verificar a viabilidade da criação de um produto, contendo o tradicional o açaí junto a farinha de tapioca em uma embalagem já utilizada no mercado, onde proporcionará um novo conceito para o consumo, evidenciando a importância do estudo do plano para a implementação do mesmo. Realizou-se uma análise à respeito do mercado consumidor, fornecedores, concorrentes e sobre a viabilidade econômica do empreendimento, com o propósito de estabelecer a empresa no segmento alimentício. O plano também dá foco ao conhecimento do próprio negócio, detalhando todos os processos operacionais, colaboradores necessários para o funcionamento, as estratégias de marketing, os pontos fortes e fracos através da Análise SWOT, apresentando os dados que proporcionam o maior conhecimento do segmento como as oportunidades de mercado. Assim, possibilitando a criação de vantagens competitivas de mercado, com o objetivo de diminuir os riscos e erros. Foram feitas as análises do plano financeiro no qual realiza especificações dos investimentos, do faturamento médio mensal, dos custos, demonstrativos de resultados, apresentando também os valores do lucro líquido da empresa e os indicadores de viabilidade que permitem a sua validação. Com base nos estudos destes indicadores, foi constatado que o negócio é viável, como será visto o longo do plano.
Abstract: This business plan has as main objective to verify the viability of the creation of a product, containing the traditional açaí along with tapioca flour in a packaging already used in the market, where it will provide a new concept for consumption, evidencing the importance of the study of the implementation of the plan. An analysis was performed on the consumer market, suppliers, competitors and on the economic viability of the enterprise, with the purpose of establishing a company without food segment. The plan also focuses on business knowledge, detailing all operational processes, employees needed for operation, such as marketing strategy, strengths and weaknesses through SWOT Analysis, presenting the data that provide the most knowledge of the segment as market opportunities. Thus, making possible the creation of competitive advantages of the market, in order to reduce risks and errors. As well as the income statements, also presenting the values of the company's net profit and the feasibility indicators that allow its validity. Based on the studies of these indicators, it was found in the market and feasible, as seen throughout the plan.
Keywords: Plano de negócios
Embalagem
Viabilidade econômica
Mercado consumidor
Açaí - Comercialização
Ferramentas de gestão
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Centro Universitário do Estado do Pará
Institution Initials: CESUPA
Citation: RODRIGUES, Izabelle Cristinne Catarino; MOTA, Renata Elaje Azevedo Barros Simões da. Plano de negócios: Açaí Original: fábrica de açaí embalado em potes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Centro Universitário do Estado do Pará, Belém, 2017.
Access Type: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.cesupa.br:8080/jspui/handle/prefix/229
Issue Date: 2017
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TC - Izabelle Cristinne Catarino Rodrigues, Renata Elaje Azevedo Barros Simões da Mota.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons