Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.cesupa.br:8080/jspui/handle/prefix/225
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Marcelo Leopoldo Sepeda-
dc.contributor.referee1Freitas, Felipe Fonseca Tavares de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5523511253031983pt_BR
dc.contributor.referee2Silva Júnior, Carlos Gilberto Vieira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2738903947477853pt_BR
dc.creatorMacêdo, Alex William Monteiro-
dc.creatorCintra, Rodrigo Augusto de Miranda-
dc.date.accessioned2023-10-18T20:23:04Z-
dc.date.available2023-10-18T20:23:04Z-
dc.date.issued2017-12-14-
dc.identifier.citationMACÊDO, Alex William Monteiro; CINTRA, Rodrigo Augusto de Miranda. Redução de custos de devolução: um estudo de caso em um centro de distribuição. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Centro Universitário do Estado do Pará, Belém, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.cesupa.br:8080/jspui/handle/prefix/225-
dc.description.abstractWith the current dynamism in the competition and the constant presence of uncertainties in the Brazilian market, companies in the logistics sector as the distribution centers are increasingly seeking to develop to provide an even better delivery service to meet the increasing demands of the customer and thus avoiding significant losses due to discarding costs. Based on this, the maintenance of the activities of these companies depends heavily on the continuous search for the balance between cost reduction and customer service. Therefore, the main objective of this work is to propose measures for the improvement of its logistic performance through the application of quality tools, improvement methods (PDCA cycle) and performance indicators, firstly between January 2016 and October 2017 (totaling 22 months), in order to make a comparison between the indicators of the periods studied, which has the purpose of showing us the level of service offered by the company, from November 2016 to October 2017 (totaling 12 months), to calculate the gap (target), so that in the future can find possible causes of discards that will be deeply analyzed in order to propose actions to reduce or eliminate them.pt_BR
dc.description.resumoCom o atual dinamismo na concorrência e a constante presença de incertezas no mercado brasileiro, empresas no ramo da logística como os centros de distribuições estão cada vez mais buscando desenvolver-se para proporcionar um serviço de entrega ainda melhor para atender as crescentes exigências do cliente e evitar assim significativas perdas por custos com devoluções. Com base nisso, a manutenção das atividades dessas empresas passou a depender fortemente da busca contínua do equilíbrio entre redução de custos e o serviço prestado ao cliente. Portanto, o objetivo principal desse trabalho é propor medidas para o melhoramento de seu desempenho logístico por meio da aplicação de ferramentas da qualidade, métodos de melhoria (ciclo PDCA) e indicadores de desempenho, primeiramente entre o período de Janeiro de 2016 à Outubro de 2017 (totalizando 22 meses), para realizar uma comparação entre os indicadores dos períodos estudados, os quais tem finalidade de nos mostrar o nível de serviço oferecido pela empresa, posteriormente, no período de Novembro de 2016 à Outubro de 2017 (totalizando 12 meses) para realizar o cálculo da lacuna (meta), e assim futuramente encontrar possíveis causas das devoluções que serão profundamente analisadas com intuito de propor ações para reduzi-las ou elimina-las.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Bezerra Freitas (rafael.freitas@cesupa.br) on 2022-11-14T17:47:26Z No. of bitstreams: 2 TC - Alex William Monteiro Macêdo, Rodrigo Augusto de Miranda Cintra.pdf: 1331371 bytes, checksum: 7624921bbfedf3aa1f25c0348c54f5f5 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Silvia Maria Bitar de Lima Moreira (silviamoreira@cesupa.br) on 2023-10-18T20:23:04Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TC - Alex William Monteiro Macêdo, Rodrigo Augusto de Miranda Cintra.pdf: 1331371 bytes, checksum: 7624921bbfedf3aa1f25c0348c54f5f5 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-18T20:23:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TC - Alex William Monteiro Macêdo, Rodrigo Augusto de Miranda Cintra.pdf: 1331371 bytes, checksum: 7624921bbfedf3aa1f25c0348c54f5f5 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2017-12-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro Universitário do Estado do Parápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCESUPApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectControle de custopt_BR
dc.subjectDistribuição física de mercadoriaspt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectFerramentas da qualidadept_BR
dc.subjectFerramentas de gestãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.titleRedução de custos de devolução: um estudo de caso em um centro de distribuiçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4992513231589850pt_BR
dc.publisher.graduation-courseBacharelado em Engenharia de Produçãopt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TC - Alex William Monteiro Macêdo, Rodrigo Augusto de Miranda Cintra.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons