Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.cesupa.br:8080/jspui/handle/prefix/210
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGirotto, Pedro Henrique Sales-
dc.contributor.referee1Baganha, Alessandra Natasha Alcântara Barreiros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0672275617505946pt_BR
dc.contributor.referee2Dias, Suzane Alfaia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9675395702501834pt_BR
dc.creatorMiranda Filho, Manoel Tavares de-
dc.date.accessioned2023-09-26T21:17:32Z-
dc.date.available2023-09-26T21:17:32Z-
dc.date.issued2020-07-20-
dc.identifier.citationMIRANDA FILHO, Manoel Tavares de. Uso da tecnologia NFC no auxílio da educação financeira de alunos no ambiente escolar. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Computação) – Centro Universitário do Estado do Pará, Belém, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.cesupa.br:8080/jspui/handle/prefix/210-
dc.description.abstractBrazil is in an unfortunate position worldwide, in terms of financial education and financial knowledge, even behind countries considered poor worldwide. Such a problem leads to a deficit at a certain stage in the educational development of young people, making them unable to manage their own finances since this country has a high rate of cases of negatively registered names. Thus, there is a need for research on the use of NFC technology to help financial education of students in the school environment, in order to propose a system in which schools are able to integrate financial education into their curriculum, using related activities, making the student fit for the financial world. Therefore, it is necessary to carry out a bibliographic survey on the subject, to search for components and platforms for development and to study the use of the Arduino, SQlite, Python and Processing components. In view of the research carried out, there was a need to insert young people in the technological scenario early so that they have contact with terms of transactions, facilitating technology, financial education and learn to deal with the acquired knowledge so that they are prepared to use and plan wisely and wisely, your financial assets.pt_BR
dc.description.resumoO Brasil encontra-se em uma lamentável colocação mundial, tratando-se de educação financeira e conhecimentos financeiros, atrás mesmo de países considerados pobres mundialmente. Tal problemática traz como consequência um déficit em uma determinada etapa no desenvolvimento educacional dos jovens, tornando-os indivíduos incapazes de administrar suas próprias finanças tendo em vista que este país possui um alto índice de casos de nomes registrados negativamente. Desse modo, surge a necessidade da pesquisa sobre o uso da tecnologia NFC no auxílio da educação financeira de alunos no ambiente escolar, a fim de propor um sistema no qual as escolas consigam integrar educação financeira em sua grade curricular, utilizando atividades relacionadas, tornando o aluno apto ao mundo financeiro. Para tanto, é necessário realizar um levantamento bibliográfico sobre o tema, buscar componentes e plataformas para o desenvolvimento e estudar o uso dos componentes Arduino, SQlite, Python e Processing. Diante da pesquisa realizada, verificou-se a necessidade de inserir o jovem precocemente no cenário tecnológico para que o mesmo tenha contato com termos de transações, tecnologia facilitadora, educação financeira e aprenda a lidar com os conhecimentos adquiridos a fim de que ele esteja preparado para usar e planejar de forma sensata e sábia, seu patrimônio financeiro.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Paolla Cristine Monteiro Novais (paolla.novais@func.cesupa.br) on 2022-11-16T13:12:11Z No. of bitstreams: 2 TC - Manoel Tavares.pdf: 798808 bytes, checksum: 8a47e03d711843081a4abfd335630e42 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Silvia Maria Bitar de Lima Moreira (silviamoreira@cesupa.br) on 2023-09-26T21:17:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TC - Manoel Tavares.pdf: 798808 bytes, checksum: 8a47e03d711843081a4abfd335630e42 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-26T21:17:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TC - Manoel Tavares.pdf: 798808 bytes, checksum: 8a47e03d711843081a4abfd335630e42 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2020-07-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro Universitário do Estado do Parápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCESUPApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectBanco de dadospt_BR
dc.subjectComunicação sem fiopt_BR
dc.subjectIdentificação por radiofrequênciapt_BR
dc.subjectSmartphonept_BR
dc.subjectNear Field Communication (NFC)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.titleUso da tecnologia NFC no auxílio da educação financeira de alunos no ambiente escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0421749067951878pt_BR
dc.publisher.graduation-courseBacharelado em Engenharia de Computaçãopt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TC - Manoel Tavares.pdf780.09 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons