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dc.contributor.advisorFerreira, Fábio dos Santos-
dc.contributor.referee1Ribeiro, Moshe Dayan Sousa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5200296393526606pt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira, Otávio Noura-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5784356232477760pt_BR
dc.creatorBotelho Junnior, Jonas Paiva-
dc.date.accessioned2023-09-26T21:15:10Z-
dc.date.available2023-09-26T21:15:10Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationBOTELHO JUNNIOR, Jonas Paiva. Utilização de inteligência artificial para mapeamento de estradas não oficiais na Amazônia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Computação) – Centro Universitário do Estado do Pará, Belém, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.cesupa.br:8080/jspui/handle/prefix/209-
dc.description.abstractMapping unofficial roads in the Amazon has a really important role in understanding the dynamics of access and utilization of the Biome. The Amazon Institute of People and the Environment (IMAZON), had been conducting this procedure in a manual way, making this precise process, longstading. With that in mind, this work propose a new way of making this mapping, using artificial intelligence and remote sensing technologies for accelerate the detecting of roads, making possible to tracking constantly activities in the Amazon. The model of neural net created to accomplish this task was made using a modified U-Net and using Google’s training and prediction services. The model was tested with five locations inside state of Pará, all of those with 1200 km² of area, and it produced promising results, which indicate the capacity of the network de make predictions over satellites images and identify the existence of roads, being capable of detect different formations - Dendritic, geometric and “Fishbone”. Besides that, another test to compare results between two types of images with different resolutions was conducted, showing improvement with the rising of the resolution, when made with the right input conditions. At last, this work accomplished its objective, presenting a new method to map unofficial roads in the Amazon, this being faster, less expensive and capable of keep up with the dynamic of the region.pt_BR
dc.description.resumoO mapeamento de rodovias não oficiais na Amazônia desempenha um papel importante no entendimento da dinâmica de acesso e utilização dos recursos do bioma, sendo utilizado para acompanhamento de ações ilegais na região. O Instituto do Homem e do Meio Ambiente (IMAZON), realiza esse procedimento de maneira manual, o que faz com que esse processo preciso, seja demorado. Portanto, este trabalho apresenta uma nova maneira de efetuar este mapeamento, utilizando tecnologias de Inteligência Artificial e Sensoriamento Remoto, para acelerar a detecção de estradas, o que torna possível o rastreamento das atividades realizadas na Amazônia de maneira constante. O modelo de Rede Neural construído para efetuar tal tarefa foi feito com a utilização de uma arquitetura U-Net modificada e o uso de serviços de treinamento e predição oferecidos pela Google. O modelo foi testado em cinco áreas dentro do estado do Pará, todas com uma área de 1200 km², as quais produziram resultados promissores, que indicam a capacidade da rede de efetuar previsões sobre imagens de satélites e identificar a existência de estradas, sendo capaz de detectar diferentes formações - dendrítica, geométrica e “Espinha de Peixe”. Além disso, outro teste para comparar os resultados em dois tipos de imagens com resoluções diferentes foi efetuado, o qual apresentou melhora com o aumento da resolução, dada as condições de entrada corretas. Por fim, este trabalho alcançou seu objetivo, um novo método para mapear estradas não oficiais da Amazônia, mais rápido, menos custoso e capaz de acompanhar as dinâmicas da região.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Paolla Cristine Monteiro Novais (paolla.novais@func.cesupa.br) on 2022-11-14T17:29:24Z No. of bitstreams: 2 TC - Jonas Botelho Junnior.pdf: 12195391 bytes, checksum: aa537bcec78b8fe4541c4ea6883c6d87 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Silvia Maria Bitar de Lima Moreira (silviamoreira@cesupa.br) on 2023-09-26T21:15:10Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TC - Jonas Botelho Junnior.pdf: 12195391 bytes, checksum: aa537bcec78b8fe4541c4ea6883c6d87 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-26T21:15:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TC - Jonas Botelho Junnior.pdf: 12195391 bytes, checksum: aa537bcec78b8fe4541c4ea6883c6d87 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro Universitário do Estado do Parápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCESUPApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInteligência Artificialpt_BR
dc.subjectRede neural artificialpt_BR
dc.subjectSensoriamentopt_BR
dc.subjectMapeamentopt_BR
dc.subjectBanco de dadospt_BR
dc.subjectProcessamento de imagempt_BR
dc.subjectMapeamento de rodoviaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.titleUtilização de inteligência artificial para mapeamento de estradas não oficiais na Amazôniapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4845857829374774pt_BR
dc.publisher.graduation-courseBacharelado em Engenharia de Computaçãopt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

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