Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.cesupa.br:8080/jspui/handle/prefix/141
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarmo, Ricardo Melo Casseb do-
dc.contributor.referee1Gomes, Marcos Douglas da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5217851614354118pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Marcos Paulo Alves de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6713232502495902pt_BR
dc.creatorPantoja, Caio Monteiro-
dc.date.accessioned2022-11-04T21:38:33Z-
dc.date.available2022-11-04T21:38:33Z-
dc.date.issued2018-06-25-
dc.identifier.citationPANTOJA, Caio Monteiro. Puzzle tridimensional multiplataforma para exploração de construções históricas da cidade de Belém do Pará. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Computação) – Centro Universitário do Estado do Pará, Belém, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.cesupa.br:8080/jspui/handle/prefix/141-
dc.description.abstractThis work approaches the uses of technologies for the creation of virtual environments based on images and information gathered from three historic buildings in Belém do Pará City. It explores relevant aspects that aim to popularize the local culture through the presentation of historical heritage sites, as well as to appeal for two other forms of entertainment and facility quite popular these days, which is the use of the concept of games and / or puzzle and the use of mobile application. For the development of the work, in addition to the 3D modeling was used a game engine that allowed the manipulation of the developed models, giving a puzzle game to work, since the navigation between the buildings happens through the search and location of a small object hidden inside the buildings. This ludic aspect makes the application a challenge that certainly appeals to users. In the search for solutions in 3D modeling and in the use of the engine tools it was necessary to study the subject more deeply, using videos of courses on the internet. The work culminates with the generation of an application that is installed on a mobile phone with Android operating system, that is, an App, a product widely used today that aims to provide services, provide entertainment and facilitate human life.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda a utilização de tecnologias para a criação de ambientes virtuais baseados em imagens e informações levantadas de três prédios históricos da cidade de Belém do Pará. Explora aspectos relevantes que visam popularizar a cultura local, através da apresentação de patrimônios históricos da cidade, além de apelar para duas outras formas de entretenimento e facilidade bastante popular nos dias de hoje, que é a utilização do conceito de jogos e/ou enigma e a utilização de aplicativo para mobile. Para o desenvolvimento do trabalho, além da modelagem 3D foi utilizado uma engine de jogos que possibilitou a manipulação dos modelos desenvolvidos, dando uma característica de jogo puzzle ao trabalho, pois a navegação entre os prédios se dá através da pesquisa e localização de um pequeno objeto escondido dentro das construções. Este aspecto lúdico torna a aplicação um desafio que certamente atrai os usuários. Na busca de soluções na modelagem 3D e na utilização das ferramentas da engine foi necessário estudar o assunto mais profundamente, utilizando-se de vídeos de cursos na internet. O trabalho culmina com a geração de uma aplicação que é instalada em um celular com sistema operacional Android, ou seja, uma App, produto largamente utilizado nos dias de hoje que objetiva prestar serviços, prover entretenimento e facilitar a vida humana.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Bezerra Freitas (rafael.freitas@cesupa.br) on 2022-10-04T18:41:38Z No. of bitstreams: 2 TC - Caio Pantoja.pdf: 6804555 bytes, checksum: d5530d349564982b421697338310274a (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Silvia Maria Bitar de Lima Moreira (silviamoreira@cesupa.br) on 2022-11-04T21:38:33Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TC - Caio Pantoja.pdf: 6804555 bytes, checksum: d5530d349564982b421697338310274a (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-04T21:38:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TC - Caio Pantoja.pdf: 6804555 bytes, checksum: d5530d349564982b421697338310274a (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2018-06-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro Universitário do Estado do Parápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCESUPApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPatrimônio históricopt_BR
dc.subjectModelagem 3Dpt_BR
dc.subjectComputação móvelpt_BR
dc.subjectAndroidpt_BR
dc.subjectAmbiente virtualpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de aplicativopt_BR
dc.subjectJogo digitalpt_BR
dc.subjectBelém-PApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.titlePuzzle tridimensional multiplataforma para exploração de construções históricas da cidade de Belém do Parápt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4933624262290855pt_BR
dc.publisher.graduation-courseBacharelado em Engenharia de Computaçãopt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TC - Caio Pantoja.pdf6.65 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons