Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.cesupa.br:8080/jspui/handle/prefix/102
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTupiassu, Lise Vieira da Costa-
dc.contributor.advisor-co1Gros-Désormeaux, Jean-Raphaël-
dc.contributor.referee1Fonseca, Luciana Costa da-
dc.contributor.referee2Scaff, Luma Cavaleiro de Macêdo-
dc.creatorNóbrega, Bernardo Mendonça-
dc.date.accessioned2019-03-28T21:05:59Z-
dc.date.available2019-03-28T21:05:59Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationNóbrega, Bernardo Mendonça. O ICMS Verde como instrumento de equidade intraestadual no Pará. 2018. Dissertação (Mestrado em Direito, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional) - Centro Universitário do Estado do Pará, Belém, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.cesupa.br:8080/jspui/handle/prefix/102-
dc.description.abstractThis research has as its main objective to analyze if the public policy of the Green ICMS, an instrument intergovernmental transfer of part of the ICMS revenue to the Municipalities based on the fulfillment of environmental criteria, in the State of Pará is an instrument that promotes intrafederative equity. Based on the analysis of the existence of intrafederative inequality in the State of Pará, equity criteria were identified through studies of Liam Murphy, Thomas Nagel, John Rawls's theory of justice, and environmental. Through the PER model the equity criteria were analyzed in conjunction with the conditioners of the Green ICMS and revealed a focus on the municipal response element as the main driver of this equalization. The municipal response, however, is limited by territorial interference by the other government spheres, affecting the Municipalities' capacity to fulfill part of the Green ICMS criteria. In this context, the element of Environmental Management, due to its wide scope, and its role in meeting the other criteria, was considered the more appropriate factor for the Municipalities. However, it is the factor considered less important by the Green ICMS and analyzed data indicated a low exercise of Environmental Management among the Municipalities studied.pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa tem como objetivo principal analisar se a política pública do ICMS Verde, instrumento de repasse de cota parte de ICMS aos Municípios com base no cumprimento de critérios ambientais, no Estado do Pará é um instrumento promovedor de equidade intrafederativa. Partindo da análise da existência de desigualdade intrafederativa no Estado do Pará, identificou-se critérios de equidade, através dos estudos de Liam Murphy, Thomas Nagel, da teoria de justiça de John Rawls, e justiça ambiental, que pudessem apontar na política pública a natureza equitativa. Através do Modelo PER os critérios de equidade foram analisados em conjunto com as condicionantes do ICMS Verde e revelaram um enfoque no elemento de resposta municipal como principal motor dessa equalização. A resposta municipal, entretanto, se mostrou limitada pela ingerência territorial, afetando a capacidade dos Municípios de concretizarem parte dos critérios de ICMS Verde. Nesse contexto o elemento de Gestão Ambiental, pela amplitude de sua abrangência, e pelo seu papel no cumprimento dos demais critérios, configurou-se como fator mais adequado para os Municípios. Porém, é o fator considerado menos importante pelo ICMS Verde e dados analisados apontaram um baixo exercício de Gestão Ambiental dentre os Municípios estudados.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Bezerra freitas (rafael.freitas@cesupa.br) on 2019-03-11T20:48:37Z No. of bitstreams: 2 Bernardo Mendonça Nobrega.pdf: 1936620 bytes, checksum: bcd5c27de7c6200e6ba9b41733e5d60e (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Silvia Maria Bitar de Lima Moreira (silviamoreira@cesupa.br) on 2019-03-28T21:05:59Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Bernardo Mendonça Nobrega.pdf: 1936620 bytes, checksum: bcd5c27de7c6200e6ba9b41733e5d60e (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-28T21:05:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Bernardo Mendonça Nobrega.pdf: 1936620 bytes, checksum: bcd5c27de7c6200e6ba9b41733e5d60e (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro Universitário do Estado do Parápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado em Direito, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regionalpt_BR
dc.publisher.initialsCESUPApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectICMS Verdept_BR
dc.subjectModelo PERpt_BR
dc.subjectGestão ambientalpt_BR
dc.subjectEquidadept_BR
dc.subjectFederalismo fiscalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleO ICMS Verde como instrumento de equidade intraestadual no Parápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.schoolEscola de Direitopt_BR
Appears in Collections:Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bernardo Mendonça Nobrega.pdf1.89 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons